11 janeiro 2011

Hipnose no trabalho, Freud explica…

FOTO: Sigmund Freud
Foto: Sigmund Freud por Newronio ESPM

 

Introdução

Hipnólogos são as novas armas das empresas para trazer à tona as competências dos profissionais, melhorar o desempenho e as relações interpessoais. Eles usam várias técnicas, como Programação NeuroLinguística (PNL), terapia e coaching.

Pode parecer estranho, mas a hipnose tem sido utilizada no ambiente de trabalho para o desenvolvimento de competências e até para melhorar as relações interpessoais. Há várias técnicas e aplicabilidades, como assertividade, liderança, comunicação e comprometimento. E os métodos são escolhidos de acordo com as necessidades de cada empresa e podem ser aplicados de muitas maneiras, entre elas palestras, cursos, treinamentos e até por meio de consultas particulares.

 

FOTO: Samej Spenser, Fábio Puentes, Valdecy Carneiro e Braz Cairo | Bate-Bola Hipnótico #1
Foto: Samej Spenser, Fábio Puentes, Valdecy Carneiro e Braz Cairo | Bate-Bola Hipnótico #1

 

Os hipnólogos não chegam à empresa e hipnotizam os profissionais. Segundo Fabio Puentes, trata-se de uma metodologia que ensina a descobrir o potencial, a se comunicar melhor e, o mais importante, a usar esse aprendizado.

“A hipnose é a arte de se comunicar. Diria que é a comunicação em sua excelência. Quem sabe dizer o que quer e define metas para conquistar seus objetivos consegue. A hipnose ajuda a descobrir o que fazer para ser feliz.”

Explica esse hipnólogo uruguaio que vive no Brasil há 19 anos e atua em empresas, hospitais e outras instituições.

De acordo com ele, os métodos trabalham a mente como um computador para gerar soluções, não como mágica.

“Trabalho a mente e o corpo. Juntos (mente e corpo), o profissional consegue atingir suas metas.”

Para Puentes, o segredo para ser bem-sucedido é ter boa comunicação, coerência, paixão pelo trabalho, disciplina, treino e planejamento.

O melhor exemplo disso, conforme ele, é o desenho animado “Coiote e Papa-Léguas”.

“O coiote sabe o que quer especificamente, tem planejamento e perseverança. Claro que só não atinge seu objetivo porque a atração não pode acabar.”

“A hipnose é um estado alterado de consciência em que é possível quebrar paradigmas. Muitas vezes, o profissional não decola na carreira por ficar na zona de conforto, ou não acreditar no seu potencial, ou até por medo.”

Fala o hipnólogo Olimar Tesser, que completa:

“O objetivo é trabalhar um comportamento e descobrir o talento das pessoas.”

 

FOTO: Olimar Tesser e Samej Spenser | Arquivo pessoal de Samej Spenser
Foto: Olimar Tesser e Samej Spenser | Arquivo pessoal de Samej Spenser

 

Tesser utiliza técnicas de hipnose, neurolinguística, terapia e coaching (técnico em carreiras) e disse que já desenvolveu atividades na Embratel, Bayer, Itaú, Coca-Cola e outras empresas, além de times de futebol e natação. Segundo Marcos Bonequini, gerente do Paulista Futebol Clube, a equipe estava lutando contra o rebaixamento no ano passado e Tesser fez um trabalho de motivação e valorização do potencial dos atletas durante os campeonatos.

“O clube vem se recuperando. Não participei diretamente do treinamento porque não ocupava esse cargo, mas vi resultados”, destaca Bonequini.

 

Aplicabilidades da técnica na carreira e no desenvolvimento pessoal e da equipe

  • Comunicação/palestras;

  • Técnicas de vendas, marketing e outras áreas;

  • Comportamento/hábitos;

  • Relacionamento interpessoal.

 

Método já era utilizado pelos egípcios

A hipnose é uma técnica milenar utilizada pelas civilizações mais remotas. Segundo pesquisas, os egípcios já utilizavam a hipnose nos seus templos do sono. Há vários métodos e aplicabilidades. Nas empresas, a proposta é trabalhar o lado positivo da mente.

 

Busque referências de profissionais

Interessados em utilizar a técnica devem contar com ajuda profissional. Busque referências de psiquiatras, psicólogos e terapeutas:

  • AHIESP — Associação de Hipnose do Estado de São Paulo
    Tel.: 2293-2624

  • SIAH — Sociedade InterAmericana de Hipnose
    Rua Conselheiro Moreira de Barros, 642 — Santana, São Paulo/SP
    Fone: (11) 4113-6996.

 

Palestras, cursos e treinamentos

  • Fábio Puentes realiza atendimentos em empresas e no seu consultório, na Rua Minas Gerais 428, conjunto 119, no bairro Consolação. Tels.: 3159-4043, 7475-9645 e 9513-9665. Mais informações no site www.fabiopuentes.com.br.

  • Olimar Tesser faz consultas em corporações e no Tesser Núcleo de Treinamento, na Rua Odete Gomes Barreto 141, na Vila Carrão. Tels.: 2296-0089, 2528-7804, 7891-5217 e 6778-3932. Veja mais no site www.curso-hipnose.com.br.

 

Matéria originalmente publicada pelo site do jornal Diário de SP.

 


Atualizado em 2015/12/19