18 março 2012

Maximizar a Imaginação com a Hipnose

FOTO: Mulher com os olhos fechados, encostada num quadro negro, onde existem desenhos abstratos desenhados com giz branco, como se estivessem saindo de sua cabeça
Google Imagens

 

Tópicos

  1. Imaginação e Hipnose
  2. Definição de imaginação
  3. Exemplos
  4. Conclusão

 

1. Imaginação e Hipnose

Os especialistas concordam que há grande correlação entre hipnose e imaginação e que a capacidade imaginativa de uma pessoa está diretamente ligada à capacidade de hipnotizar-se. De fato, o processo de indução hipnótica faz a pessoa evocar a capacidade imaginativa à medida que propõe a construção da ponte entre suas experiências pessoais com aquilo que deseja transformar, razão fundamental da hipnose terapêutica.

 

2. Definição de imaginação

Imaginação segundo a Wikipédia, é a faculdade ou capacidade mental que permite a representação de objetos segundo aquelas qualidades dos mesmos que são dadas à mente através dos sentidos. Não refere exatamente ao que o objeto é, mas sim às representações a ele agregadas. Por exemplo, os índios imaginavam que os raios e trovões eram o castigo que vinha dos céus pela fúria e o castigo de Deus. A confrontação desta realidade com as descobertas científicas atribuíram novos significados a este evento natural, que não mais a fúria de Deus. Até que pudessem cientificar-se disso, viveram muito sofrimento e angústia.

A imaginação faz parte dos atributos naturais de qualquer ser humano saudável e é em grande parte responsável pelos estados emocionais positivos ou negativos, já que nossas emoções são precedidas de um pensamento. Quando um indivíduo pressupõe algo ruim à partir de suposições imaginadas, entra num estado de perturbação e desorganização, fazendo ligar estados geradores de tensão.

ILUSTRAÇÃO: gato de gostas num penhasco, observando as estrelas, que formam uma espinha de peixe
“A imaginação é mais importante que o conhecimento”, Albert Einstein | Google Imagens

 

3. Exemplos

A mãe que não dorme por imaginar situações de risco que corre o filho que saiu para a “balada”, a mulher que sofre ao imaginar as aventuras sexuais do marido na convenção da empresa, as pessoas que ao assistir o noticiário da TV, choram a dor de uma família em luto por imaginar como se sentem, enfim, o sofrimento sempre que, pela capacidade imaginativa, o indivíduo distorcer, ampliar ou omitir parte dos fatos.

Os mesmos aspectos estão envolvidos para uma construção positiva da imaginação e esse é o principal aspecto de exploração por meio da hipnose terapêutica. Se as emoções são produtos da tradução (imaginação) que o homem faz do mundo que o cerca, gerando medo, angústia e ansiedade, logo, uma nova tradução que contemple outros aspectos que não os geradores de dor, produzirá consequentemente resultados mais favoráveis. Quero dizer que a mudança do padrão de pensamento pelo exercício positivo da imaginação orientado através da hipnose dirigida, conduz o indivíduo à um estado emocional positivo e favorável. É como se, após observar por longo tempo através do buraco de uma fechadura, a pessoa abrisse a porta, mudando enormemente sua perspectiva e o entendimento sob o foco de sua observação.

 

Fonte: Por Paulo Madjarof Filho, para o Portal CMC.

 

4. Conclusão

Através da hipnose, podemos melhorar os pensamentos, gerando dessa forma uma imaginação positiva; ressignificar velhos hábitos, proporcionando um ganho excelente nos padrões pré-existentes e com esses e outros ganhos, podemos obter resultados excelentes em tudo o que nos dispusermos à fazer: estudar, aprender um novo idioma, memorizar textos e fórmulas, desenhar, compor, tocar, pintar, criar e muito mais.

E para finalizar, deixarei três frases que gosto muito:

 

“Somos o que fazemos repetidamente. A excelência, portanto, não é um feito; é um hábito.”
— Aristóteles

“Jamais se contente em ser menos que o melhor naquilo que você faz.”
— Ademilson Zarede

“Se você continuar a fazer o que sempre fez, vai continuar a conseguir o que sempre conseguiu.”
— Anthony Robbins

 

E você, como faz para ampliar/melhorar a imaginação? Me diga nos comentários o seu método!

 


Atualizado em 2016/02/13