18 fevereiro 2015

Aniversário da Morte de Liébeault

Foto de Liébeault

Nesta quarta-feira, dia 18 de Fevereiro de 2015, completa-se 111 anos que o médico francês Ambroise-Auguste Liébeault faleceu. Confira abaixo um pouco mais sobre ele.

 

Ambroise-Auguste Liébeault (* Favières (Meurthe-et-Moselle), França, 16 de setembro de 1823 - Nancy, França, 18 de fevereiro de 1904), foi seguidor do Abade Faria, tão famoso como seu pupilo na história do magnetismo animal e por seu uso no cuidado da saúde. Foi também um médico francês universalmente reconhecido como um dos fundadores da famosa escola que se tornou conhecida como “Escola de Nancy”, ou “Escola da Sugestão” (a fim de distinguir de Charcot e do Hospital Escola de la Salpêtrière, conhecida por “Escola de Paris”, ou “Escola da Histeria”) e é considerado por muitos como o pai da moderna hipnoterapia.

Interessou-se pelo Mesmerismo em 1848, (aos 25 anos), quando ainda um estagiário na Faculdade de Medicina de Estrasburgo, onde era aluno de Charles Schutzenberger.

Influenciado pelos magnetizadores Charles Lafontaine e Jules du Potet, ele começa a induzir jovens ao sonambulismo provocado. Ao final de seu curso, em 1850, interrompeu por aproximadamente 10 anos suas experiências com o magnetismo.

Em 1864 ele se mudou para Nancy, e como filantropo, permaneceu curando crianças com água magnetizada e imposição das mãos. Seu interesse sobre o mesmerismo só foi revivido pela leitura das obras de Étienne Eugène Azam e Alfred Velpeau, que introduziram as teorias de James Braid na França.

Em 1866, na indiferença geral ao sono mesmérico e semelhantes, considerados principalmente do ponto de vista da ação sobre a moral física. Ele relatou teorias e práticas muito semelhantes às dos magnetizadores espiritualistas como de seu tutor Abade Faria e o médico Alexandre Bertrand porém posteriormente segue a ideologia imaginacionista como François Joseph Noizet, quando começou a negar a existência de um fluido magnético. Foi somente em 1882, quando ele já contava com seus 59 anos, o Professor Hippolyte Bernheim reconhece seu potencial de ação e participam na fundação da Escola de Nancy com o apoio do advogado Jules Liégeois e o fisiologista Henry Beaunis: Este é o período que ele deixa completamente os princípios de atuação magnética para começar a caminhada para o lado hipnótico da França. A reputação da Escola de Nancy se espalha por toda a Europa e Bernheim e Liébeault recebem muitas visitas na década de 1880: o farmacêutico Émile Coué em 1885, o psiquiatra suíço Auguste Forel em 1887, o matemático belga Joseph Delboeuf em 1888, o neurologista austríaco Sigmund Freud em 1889, e o Dr. Nicolas Dahl que adaptou os seus métodos em Moscou.

 

Fonte: Wikipédia em inglês e português
(Consultas realizadas entre os dias 15 e 17 de fevereiro de 2015)

 

Abraços e até a próxima!