22 janeiro 2015

Aniversário da Morte de Bertrand

Foto do Dr. Alexandre Bertrand

Nesta quinta-feira, dia 22 de Janeiro de 2015, completa-se 184 anos da morte do Dr. Alexandre Jacques François Bertrand, um médico, físico, escritor (entre outras coisas) francês muito significante na história do hipnotismo. Confira abaixo um pouco mais sobre o Dr. Bertrand.

 

Introdução

Bertrand nasceu em Rennes (França) em 25 de abril de 1795, e morreu em Paris em 22 de janeiro de 1831, foi médico, naturalista, físico, escritor e colunista de ciência.

Especialista em Sonambulismo e Magnetismo Animal (Mesmerismo), ele defendeu e, em seguida, refutou a teoria do “fluido” e tornou-se um dos instigadores das teorias modernas do hipnotismo.

Ele também escreveu artigos e livros populares sobre geologia, física e questões científicas da época.

 

Contato com o Magnetismo Animal

Por volta de 23 de agosto de 1819 à janeiro de 1820, ele deu palestras públicas sobre o Magnetismo Animal.
Primeiro como defensor das teses que explicam o efeito do magnetismo usando um fluido universal, Bertrand eventualmente torna-se um dos mestres do pensamento atual que explica o magnetismo pelos efeitos da sugestão. Entre seus ouvintes, há um considerável número de médicos que exercem o magnetismo no hospital.
Ele escreveu alguns livros sobre o Magnetismo Animal, fruto de sua pesquisa e reflexão de seus ensinamentos. Estes trabalhos mostram a evolução de sua forma de olhar para os fenômenos de sonambulismo magnético: Tratado de sonambulismo, 1823; Magnetismo na França, 1826; Êxtase, 1829.

 

O poder da sugestão

Em 1784, as duas comissões nomeadas por Luis XVI para estudar a prática do magnetismo animal concluíram que a sugestão (ou imaginação) é a verdadeira causa dos efeitos atribuídos ao magnetismo e negaram a existência do fluido universal proposto por Mesmer.

Entre os sucessores de Mesmer, alguns continuam a acreditar na existência do fluido, tais como Puységur e Deleuze. Outros, como o Abade Faria, Baron Henin Cuvillers ou Dr. Alexandre Bertrand, rejeitaram a ideia do fluido magnético e estão na origem das modernas teorias do hipnotismo, tendo recebido (futuramente) a menção e o reconhecimento de (James) Braid por isso.

 

Fonte

O texto acima foi redigido a partir da traição tradução da página do Dr. Bertrand na Wikipédia (em francês).