30 dezembro 2014

Hipnoterapia contra o TEPT, desde 1917!

PRINT SCREEN: Dr. Nonne utilizando hipnose em um soldado com TEPT
Print Screen: Dr. Nonne utilizando hipnose em um soldado com TEPT

 

Ontem, 29 de dezembro de 2014, encontrei um vídeo de 1917, — em preto e branco, mudo, ou seja, sem áudio e com “legendas” em alemão (se alguém se dispuser à traduzir, ficarei muito feliz em adicionar a legenda ao vídeo!) —, filmado no Hospital Eppendorf, em Hamburgo, que mostra o fisiologista e hipnoterapeuta alemão, Max Nonne utilizando a hipnose para tratar soldados com TEPT — Transtorno de Estresse Pós-Traumático, (em alguns lugares, também conhecido como “Shell Shock”).

O Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT), Perturbação de Stress Pós-Traumático (PSPT) em português europeu, Estado de Stress Pós-Traumático ou ainda Síndrome Pós-Traumática, é um transtorno psicológico que ocorre em resposta à uma situação ou evento estressante (de curta ou longa duração), de natureza excepcionalmente ameaçadora ou catastrófica. Saiba mais sobre o TEPT na Wikipédia.

No vídeo, mais de uma dezena de pacientes, (soldados), vestidos apenas com uma cueca branca para que seja possível visualizar a reação em seus corpos, (tremores, tiques e posições não naturais) são apresentados um após o outro, mostrando a ação do TEPT em cada um, (o primeiro paciente é mostrado apenas do tronco para cima, para que possa ser possível perceber a gagueira extrema que será tratada pela hipnose. Para conhecer uma abordagem mais atual para lidar com a tartamudez, confira este vídeo no YouTube). Os demais pacientes, são exibidos de corpo inteiro, de forma que é patente (e sofrível) sua condição.

O Dr. Nonne, vestido de jaleco branco, faz uso do costume da época, ou seja, sugestões diretas e passes1 para trabalhar com seus pacientes.

Sem me demorar mais, assistam o vídeo:

• • •

O que acharam do vídeo? Me diz nos comentários logo aí abaixo.
Eu achei fantástico! rsrsrs

 

Notas

1 “Passes” eram utilizados desde a época de Franz A. Mesmer, também como uma herança da prática do Magnetismo Animal. Consiste em literalmente passar a(s) mão(s) em determinada(s) parte(s) do corpo do sujeito para se atingir determinado fim predefinido pela sugestão dada.
Allan Kardec, que estudou o Magnetismo Animal durante décadas, mesclou muito do mesmerismo (uma das formas utilizadas para o Magnetismo Animal, devido ao nome de Mesmer) nas práticas espíritas, e os passes utilizados pelos espíritas, é uma dessas mesclas.

 


Atualizado em 2016/02/05