06 fevereiro 2015

Aniversário de Esdaile

Foto do Dr. James Esdaile

Hoje, dia 06 de Fevereiro de 2015, o Dr. James Esdaile completaria 207 anos de idade. Abaixo, segue um pouco de sua história.

 

Introdução

James Esdaile, (* 06 de Fevereiro de 1808 - 10 de janeiro de 1859), é uma figura importantíssima na história do hipnotismo!

Os pacientes de James Esdaile (outro adepto da escola mesmeriana) que sofriam as mais severas intervenções cirúrgicas, inclusive amputações sob “sono magnético”, eram apontados pela ciência ortodoxa como “um grupo de inflexíveis e teimosos impostores”.

O lugar de Esdaile na história do hipnotismo não se justifica como criador de métodos ou de escola, mas sim, como exemplo de pioneirismo na luta pelo reconhecimento da hipnose como coadjuvante valiosa da cirurgia. James Esdaile, jovem cirurgião escocês, inspirou-se na leitura dos trabalhos de John Elliotson sobre o mesmerismo. Esdaile começou a sua prática na Índia, como médico da “British East India Company”. Em Calcutá realizou milhares de intervenções cirúrgicas leves e centenas de operações profundas, inclusive dezenove amputações, apenas sob o efeito da anestesia hipnótica. O éter e o clorofórmio ainda não eram conhecidos como agentes anestésicos. Uma das testemunhas descreve como Esdaile extirpara um olho de um paciente, enquanto este acompanhava com o outro o andamento da operação, sem pestanejar. Os fatos eram de esmagadora evidência. Contudo, o Calcutta Medical College moveu-lhe traiçoeira campanha de desmoralização. A anestesia não valia como prova de coisa alguma. Os médicos faziam circular a notícia de pacientes que haviam sido comprados para simular a ausência de dor. As publicações médicas recusavam-se a aceitar as comunicações do cirurgião escocês. Contra Esdaile usava-se ainda o argumento bíblico: “Deus instituíra a dor como uma condição humana. Portanto, era sacrílega a ação anestésica do magnetizador”. 1

Em 1851, Esdaile teve que fechar seu hospital. Voltou à Escócia completamente desacreditado. Mudou-se posteriormente para a Inglaterra, onde não teve melhor sorte. A Lancet publicou a propósito a seguinte repreensão: “O mesmerismo é uma farsa demasiado estúpida para que se lhe possa conceder atenção. Consideramos seus adeptos como charlatães e impostores. Deviam ser expulsos da classe profissional. Qualquer médico que envia um doente a um charlatão mesmerista devia perder sua clientela para o resto de seus dias”. A Sociedade Britânica de Medicina acabou por interditar a Esdaile o exercício profissional. A exemplo de seu mestre Mesmer, esse mártir do hipnotismo morreu no mais completo ostracismo.

 

Educação

Ele era o filho mais velho do Rev. James Esdaile e Margaret Blair, nascido em 6 de Fevereiro de 1808 em Montrose, Angus, Escócia. Ele estudou medicina na Universidade de Edimburgo, se formou médico em 1830.

 

Índia

Em 1830, ele foi designado como cirurgião assistente da Companhia das Índias Orientais, e chegou em Calcutá, Bengala (então capital da Índia Britânica), em 1831. Após ter sofrido de bronquite crônica e asma desde sua adolescência, Esdaile pensou que o clima diferente da Índia lhe seria benefício. Porém ele sofreu um colapso total e foi recebeu uma prolongada licença entre 1836-1838.

Ele voltou de sua licença para Calcutá, e logo foi nomeado para o pequeno Hospital Hooghly e, como consequência disso, também foi responsável pelo hospital da prisão local.

 

Analgesia Mesmérica (hipnótica)

Em 4 de abril de 1845, Esdaile realizou seu primeiro procedimento mesmérico:

Em 4 de abril 1845, [Esdaile] estava tratando um condenado aflito com dupla hidrocele. A drenagem e injeção de um lado do escroto causou dor a tal ponto, que Esdaile se determinou a tentar o mesmerismo com ele para a segunda operação…
Ele foi bem sucedido na prestação do analgésico no condenado, e logo começou a experimentar o mesmerismo tanto como um meio de produzir analgesia em casos cirúrgicos, como um método de tratamento para os médicos

Até então, Esdaile assumiu nunca ter presenciado uma demonstração de mesmerismo (entenda “hipnotismo”), mas já havia lido bastante sobre o assunto e decidiu continuar sua empreitada.

É interessante salientar que Esdaile fez uso da analgesia hipnótica com grande sucesso. Numa época anterior à descoberta do clorofórmio ou qualquer outro meio químico, onde a taxa de mortalidade pós-operatória era altíssima, onde a profilaxia era ignorada, Esdaile reverteu os resultados daquela época. Teve altas porcentagens de êxito nas operações e na recuperação pós-operatória de seus pacientes, tendo executado desde pequenas operações, à cirurgias complexas, tendo como único anestésico a hipnose.

 

Seus trabalhos e resultados

O Dr. James Esdaile publicou alguns materiais muito interessantes de se verificarem. Entre eles, vou citar alguns 2:

 

Fonte

O texto acima foi redigido tendo como base a seção “James Esdaile” do livro “O HIPNOTISMO - Psicologia, Técnica e Aplicação”, de Karl Weissmann, e a página do Dr. James Esdaile na Wikipédia (visitada dia 03 de Janeiro de 2015, [em inglês]). Você consegue mais informações sobre o Dr. James Esdaile na Wikipédia.

 


Notas

1 Idêntico argumento se usou contra Benjamim Franklin. O para-raios também era condenado como uma tentativa ímpia de anular a vontade de Deus.

2 Os livros estão no Google Books, e em inglês!