22 fevereiro 2015

Aniversário da Morte de Bernheim

Foto de Bernheim

Neste domingo, dia 22 de Fevereiro de 2015, completa-se 96 anos que Hippolyte Bernheim, (professor de medicina francês e neurologista, famoso na história da hipnose e psicoterapia) faleceu.
Confira abaixo um pouco mais sobre ele e sua (importante) ligação com o hipnotismo.

Hippolyte Bernheim nasceu dia 17 de Abril de 1840, em Mulhouse, (pronuncia-se [myˈluːz]), França, e faleceu em 22 de Fevereiro de 1919 (aos 78 anos) em Paris, França.

Vida e educação

Bernheim recebeu sua educação em sua cidade natal e na Universidade de Estrasburgo, onde se formou como médico em 1867. No mesmo ano, tornou-se professor na universidade e se estabeleceu como médico na cidade.

Quando, em 1871, após a guerra franco-prussiana, Estrasburgo passou para a Alemanha, Bernheim mudou-se para Nancy (onde conheceu e mais tarde colaborou com o Dr. Ambroise-Auguste Liébeault), na universidade local, onde tornou-se professor clínico.

A Escola de Nancy e o hipnotismo

Quando a faculdade de medicina se interessou pelo hipnotismo, por volta de 1880, Bernheim estava muito entusiasmado, e logo se tornou um dos líderes da investigação. Ele tornou-se uma autoridade bem conhecida neste novo campo da medicina.

Com Liébeault, Liégeois e Beaunis, Bernheim fundou a Escola de Nancy, (em oposição à Escola de la Salpêtrière, de Jean-Martin Charcot).
Com a publicação, em 1884, de “De la suggestion dans l'état hypnotique et dans l'état de veille”, popularizou suas experiências que eram contrárias às manifestações de Charcot, (J. Carroy, 1991, Hypnose, suggestion et psychologie, PUF, p. 162).

Bernheim define a hipnose como um simples sono produzido por sugestão e prováveis aplicações terapêuticas. Nisso, ele se opõe à definição de Charcot, que vê a hipnose simplesmente como condição histérica. Em 1884, Bernheim define sugestão como “a influência causada por uma ideia sugerida e aceita pelo cérebro”, e em 1886 como uma “ideia concebida pelo operador, aceita pelo hipnotizado e pelo seu cérebro”. Em 1903, Bernheim acredita que não se pode distinguir hipnose da sugestionabilidade. Ele diz que “a sugestão surgiu do então chamado hipnotismo, como a química surgiu da alquimia”.

 

Fonte: Hippolyte Bernheim na Wikipédia em francês e inglês.