21 dezembro 2010

Hipnose pode auxiliar no Tratamento do Câncer, segundo especialista

FOTO: Menina com lenço na cabeça sorrindo
Foto: Pró-Ouvir

 

Técnica intensifica os resultados da psicoterapia em benefício do sistema imune do paciente enfermo.

 

Introdução

Melhorar o sistema imune, diminuir a dor do paciente e podendo até neutralizar os efeitos da quimioterapia. Essas são as possibilidades de auxílio que a hipnoterapia, em conjunto com a psicoterapia, oferece no tratamento do câncer. “A hipnose é um instrumento que acelera praticamente qualquer tratamento psicoterápico”, explica Bayard Galvão, psicólogo clínico e presidente dos institutos Milton H. Erickson de São Paulo e de Hipnoterapia Educativa.

Segundo Bayard, a hipnose no tratamento de enfermidades como o câncer está sendo cada vez mais difundida no Brasil: o método foi aceito em 2001 pelo Conselho Federal de Psicologia e, anteriormente, pelo Conselho Federal de Medicina. O Conselho Federal de Odontologia também aprovou a prática da hipnose, que é utilizada associada à inalação de óxido nitroso e oxigênio. “No entanto, o crescimento na utilização da hipnose encontra ainda diferentes obstáculos, como formas tradicionais de tratamentos, embora sejam muitas vezes demasiadamente demorados e, portanto, onerosos1, avalia. Ele ressalta também o papel dos Estados Unidos, onde a hipnose encontra um campo mais amplo de desenvolvimento. “Os EUA estão muito mais abertos e preocupados com instrumentos que deem resultados em comparação a outros países”. 2

A taxa de sucesso no tratamento do câncer com o auxílio psicoterápico é considerável: de acordo com Bayard, pacientes com tumores que são submetidos a um tratamento de psicoterapia chegam a ter uma sobrevida até duas vezes maior do que pacientes que não o fizeram. Embora ainda não haja pesquisas consolidadas, com a dupla “psicoterapia e hipnoterapia”, esta taxa pode mostrar-se ainda mais animadora. O tratamento aliado à hipnose intensificaria os resultados da psicoterapia e diminuiria o tempo para melhorar aspectos emocionais que tendem a prejudicar o tratamento, analisa Bayard, que exemplifica: “O paciente que se apavora e entra num estado de tristeza intenso, diminui seu sistema imune, facilitando a velocidade do crescimento do câncer. Assim, o tempo é um fator vital e a hipnose pode ajudar bastante”.

Em tratamentos invasivos, como a quimioterapia, Bayard Galvão estima que, com a aplicação das técnicas de hipnoterapia, o paciente experimente melhoras em seu estado emocional a partir de dois meses. Mais informações sobre hipnoterapia em: www.hipnoterapia.com.br.

 

Originalmente publicado no site Isaúde.

 

Notas

1 O·NE·RO·SO |ô|: (latim onerosus, -a, -um) Adj. 1. Que ocasiona, impõe ou está sujeito a ônus; que está relacionado aos encargos e/ou obrigações. 2. Que tende a ser dispendioso; que causa muitos gastos ou despesas. 3. Fig. Que provoca incômodo; que pode oprimir ou sufocar; molesto.
Plural: onerosos |ó|.

2 Recentemente, COFFITO (Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional) regulamentou o uso da Hipnose em Fisioterapia e Terapia Ocupacional na Resolução COFFITO nº. 380, de 3 de novembro de 2010.

 


Atualizado em 2016/01/24