29 janeiro 2015

Aniversário do Dr. Heidenhain

Foto do Dr. Rudolf Heidenhain

Nesta quinta-feira, dia 29 de Janeiro de 2015, o Dr. Rudolf Heidenhain completaria 181 anos. Confira abaixo um pouco mais sobre o Dr. Heidenhain.

 

Introdução

Rudolf Peter Heinrich Heidenhain, (* 29 de Janeiro de 1834 em Marienwerder, Prússia Ocidental [hoje “Kwidzyn”, Polônia]; 13 de Outubro de 1897 em Breslau), era médico fisiologista e professor universitário alemão. Seu filho, Martin Heidenhain (1864-1949), foi um conceituado anatomista.

 

Carreira acadêmica

Ele estudou medicina na Universidade de Halle e Berlim. Após receber seu doutorado, ele permaneceu em Berlim como assistente de Emil du Bois-Reymond (1818-1896). Em 1856, ele retornou para Halle, e trabalhou no laboratório de Alfred Wilhelm Volkmann (1801-1877). Enquanto servia como assistente em Halle, fez melhorias no procedimento para a medição do volume de sangue de Hermann Welcker.

Em 1859, ele alcançou a cadeira de fisiologia na Universidade de Breslau, onde permaneceu pelo resto de sua carreira.
Dois de seus alunos famosos em Breslau eram Karl Weigert (1845-1904) e Ivan Petrovich Pavlov (1849-1936). Seu laboratório foi uma fonte de contribuições volumosos por si mesmo, seus alunos, ou seus assistentes para a Pflügers Archiv (revista alemã de fisiologia) em uma grande variedade de tópicos especiais no domínio de seus estudos.

 

Contribuições

Heidenhain fez uma extensa pesquisa sobre os processos de secreção e absorção de glândulas. Ele estudou glândulas gástricas do estômago e os processos que costumava produzir pepsina e ácido clorídrico. Os epônimos semi-luas de Heidenhain foram descritas por ele. Estas estruturas celulares (em forma de meia-lua) são associados às glândulas salivares.

 

Heidenhain e o hipnotismo

Heidenhain conduziu estudos científicos de hipnotismo. Sua pesquisa foi a partir de uma base fisiológica, e ele explicou a hipnose em termos de inibição do córtex. Mais tarde, Ivan Pavlov realizou os estudos fisiológicos de Heidenhain com hipnose.

Em 1880, Heidenhain estava entre os espectadores de uma demonstração de hipnose de palco do hipnotizador dinamarquês Carl Hansen em Breslau, e ficou espantado com os efeitos da sugestão e, em seguida, iniciou estudos experimentais sobre os mecanismos fisiológicos do “magnetismo animal”. Ele notou as variáveis individuais dos graus de sugestionabilidade em seres humanos. Um de seus irmãos foi particularmente suscetível a sugestão.
Neurofisiologicamente — declarou Heidenhain — a hipnose é um estado de atividade reduzida do córtex cerebral e cunhou o termo “inibição central” (inibição cortical). Décadas mais tarde assistiu Ivan Pavlov, (que havia sido seu aluno em 1877 e 1884), em experimentos com reflexo condicionado e estados hipnóticos de seus animais.

 

Fonte

O texto acima foi redigido a partir da traição tradução da página do Dr. Heidenhain na Wikipédia em inglês e alemão.