16 janeiro 2015

Aniversário da Morte de Quimby

Foto de Phineas P. Quimby

Nesta sexta-feira, dia 16 de Janeiro de 2015, completa-se 149 anos que Phineas Parkhurst Quimby faleceu. Confira abaixo um pouco mais sobre Quimby e sua ligação com o hipnotismo.

 

Introdução

Phineas Parkhurst Quimby, (* 16 de Fevereiro de 1802 em Lebanon, Nova Hampshire, EUA — 16 de Janeiro de 1866 em Belfast, Maine, EUA), foi um relojoeiro e professor espiritual americano. Um dos pioneiros das ideias teológicas que deram origem ao Movimento do Novo Pensamento e, de acordo com alguns, desaprovava as ideias dos aderentes do movimento conhecido como “Ciência Cristã”.

 

Nascimento e Educação

Nascido na pequena cidade de Lebanon em New Hampshire, Phineas Parkhurst Quimby foi o sexto dos sete filhos de Jonathan Quimby, (um hábil ferreiro) e Susanna (White) Quimby. Conhecido como “Park” para os amigos e vizinhos possuía uma mente extraordinária, inquisidora, perceptiva e inventiva. Embora a disponibilidade de uma educação pública local tenha sido escassa, na melhor das hipóteses, durante seus anos de formação, ele continuou a educar-se por observação focada e leitura de muitos livros. Ele tinha uma aptidão natural para qualquer coisa mecânica e seguiu o seu irmão mais velho (William) para o mundo da relojoaria.

Ele sofreu muito com tuberculose em sua juventude e foi prescrito calomelano1 por seu médico. Em vez de curar a sua doença, o calomelano começou a apodrecer seus dentes, e Quimby começou a realizar experimentos com suas próprias ideias para uma cura. Ele descobriu que a emoção intensa (galopando em seu cavalo, por exemplo) aliviava sua dor por breves períodos de tempo, e tornou-se interessado na capacidade da mente para afetar o corpo. Não está claro como ele encontrou sua cura definitiva, mas foi através de seus próprios meios, e não a partir da medicina.

 

Ideias e pensamentos

Em vez de curar a sua doença, o calomelano começou a apodrecer os dentes, e Quimby começou a experimentar com suas próprias ideias para uma cura. Ele descobriu que a emoção intensa (como galopando em seu cavalo) aliviado sua dor por breves períodos de tempo, e tornou-se interessado na capacidade da mente para afetar o corpo. Não está claro como ele encontrou sua cura definitiva, mas foi através de seus próprios dispositivos, e não a partir de medicina do médico.
Quimby desenvolveu algumas ideias sobre a habilidade das pessoas de curarem suas enfermidades por meio da força de suas mentes. Esta crença em cura derivava da teologia de um Deus amoroso e de uma realidade espiritual mais densa e profunda, mais real que o nosso mundo. Começou a ensinar sua visão para os outros; Mary Baker Eddy, — que mais tarde fundou a Ciência Cristã —, estudou com ele por um tempo, assim como outros que foram, mais tarde, inspirar o Movimento do Novo Pensamento.

 

Quimby e o Magnetismo Animal

Quando Charles Poyen, (um magnetizador francês discípulo de Puységur), chegou a Belfast, Maine, para um circuito de palestras sobre mesmerismo por volta de 1836, Quimby ficou intensamente curioso.
Quimby assistiu a uma das palestras de Poyen em 1838, e imediatamente começou a exercer o magnetismo animal. Poyen admitiu que, com treinamento adequado, qualquer um pode se tornar adepto de administrar o hipnotismo.
Quimby deixou seu trabalho como relojoeiro e seguiu turnê com Poyen para a Nova Inglaterra durante os dois anos seguintes (1838-1840), até se tornar proficiente em aplicando-se o hipnotismo. Em torno deste tempo Quimby encontrou Lucius Burkmar, um jovem inculto, que era particularmente suscetível à hipnose. Quimby e Lucius começaram uma turnê própria, praticando manifestações mesméricas na frente de grandes multidões.

 

Fotos do Relógio da Torre construído por Chase e Quimby
Foto: Centro de Recursos Phineas Parkhurst Quimby

 

Curiosidades

  • Em Outubro de 1836, Quimby juntou-se com outro relojoeiro chamado Timothy Chase e conceberam, construíram e instalaram o relógio mecânico da torre da Igreja Matriz de Belfast, Maine. Este relógio funcionou perfeitamente durante 177 anos, tendo recebido reparos ao longo dos anos, e tendo seu “coração” substituído por um elétrico no final de outubro de 2013.

  • A partir de 1847 até sua morte em 16 de janeiro de 1866, Phineas P. Quimby dedicou sua vida a curar os enfermos. No Outono de 1859, abriu um escritório na cidade de Portland, Maine. Seu filho mais novo George Albert Quimby trabalhou como seu auxiliar de escritório. Os serviços de secretariado adicionais foram fornecidos por duas de suas novas pacientes, as irmãs Emma G. Ware e Sarah E. Ware.
    Dr. Quimby, como ele era conhecido agora, teve mais de 12.000 pacientes tratados durante esses anos. Destacam-se Warren Felt Evans, um médico e autor de cura mental; Julius e Annetta (Seabury) Dresser, os primeiros organizadores do Novo Pensamento; e Maria M. Patterson (Mary Baker Eddy), do movimento da Ciência Cristã.

  • Durante sua vida, Quimby obteve quatro cartas de patente sobre suas invenções. O residente Andrew Jackson pessoalmente assinou duas dessas patentes: filósofo mesmerista e, finalmente, médico (Healing Physician).

 

Fontes

O texto acima foi redigido a partir da traição tradução da página de Phineas Parkhurst Quimby na Wikipédia e do Centro de Recursos Phineas Parkhurst Quimby.  

Nota


  1. Cloreto de Mercúrio.