26 fevereiro 2015

Aniversário de Coué

Foto de Coué

Nesta quinta-feira, dia 26 de Fevereiro de 2015, o farmacêutico e psicólogo francês Émile Coué completaria 158 anos de idade.

Émile Coué de la Châtaigneraie (pronúncia em francês: [emil kue də la ʃɑtɛɲʁɛ]; * Troyes, França, 26 de fevereiro de 1857 — † Nancy, França, 2 de julho de 1926), era membro da tradicional nobreza da Bretanha e foi um notável e instigante psicólogo e farmacêutico, que introduziu métodos de psicoterapia, cura e auto-tratamento, baseados em autossugestão ou auto-hipnose.

Vida e Carreira

A família de Coué descende da nobreza da Bretanha na França e dispunha de meios modestos. Foi um aluno brilhante na escola; ele inicialmente estudou para se tornar um químico. No entanto, ele acabou por abandonar os estudos como o seu pai, que era um trabalhador ferroviário, estava em uma situação financeira precária. Coué, em seguida, decidiu tornar-se um farmacêutico, e graduou-se em farmacologia, em 1876.

Trabalhando como farmacêutico em Troyes 1882-1910, Coué rapidamente descobriu o que mais tarde veio a ser conhecido como o efeito placebo. Ele se tornou conhecido por tranquilizar seus clientes elogiando a eficiência de cada remédio e deixando uma pequena mensagem positiva com cada medicação administrada.

Chamado “o pai do condicionamento aplicado” — expressão controvertida —, Coué aprendeu hipnose com Ambroise-Auguste Liébault e Hippolyte Bernheim (fundadores da “Escola de Nancy”) por volta de 1901. Em 1913, junto com sua esposa fundou a “Sociedade Lorraine de Psicologia Aplicada”. Seu livro Autodomínio por autossugestão consciente, causou enorme sensação quando da publicação na Inglaterra, em 1920 e nos Estados Unidos, em 1922.

A aplicação de seu mantra como autossugestão consciente, “Todos os dias, em todos os sentidos, estou ficando melhor e melhor” (em francês: Tous les jours à tous pontos de vue je vais de mieux en mieux) é chamado Couéismo ou o Método Coué.

Embora os ensinamentos de Coué tenham sido, (durante sua vida), mais popular na Europa do que nos EUA, muitos norte-americanos adotaram suas ideias e métodos, tais como Norman Vincent Peale, Robert H. Schuller, e W. Clement Stone, tornando-o famoso e espalhando seus ensinamentos.

Curiosidades

Alguns personagens e artistas utilizaram a máxima de Coué. Segue alguns exemplos:

  • 1922: No mesmo ano em que a tradução em Inglês de Autodomínio por autossugestão consciente é publicada, Mark Strong escreve a música que eu estou ficando cada dia melhor. No ano seguinte, uma tradução sueca da música é lançada por Ernst Rolf, Bättre och bättre dag för dag (Melhor e melhor a cada dia), que ainda é um refrão popular na Suécia quase um século depois;
  • 1969: No filme The Bed Sitting Room Room (1969), o personagem “Mate”, interpretado por Spike Milligan, pronuncia repetidamente a frase “Todos os dias, em todos os sentidos, estou ficando melhor e melhor” ao entregar uma pizza;
  • 1976: No filme The Pink Panther Strikes Again, [(BR: A nova transa da pantera cor-de-rosa / PT: A pantera volta a atacar ou O novo romance da pantera cor-de-rosa)], o inspetor-chefe Charles Dreyfus, repetidamente usa a frase “Todos os dias e em todos os sentidos, estou ficando melhor e melhor”, como dirigido por seu psiquiatra;
  • 1980: O coro na música “Beautiful Boy” — que John Lennon escreveu para seu filho, Sean — faz uma referência ao mantra de Coué:

    Antes de ir dormir
    Faço uma pequena prece
    Todos os dias, em todos os sentidos
    Está ficando cada vez melhor.

  • 1981: O protagonista no filme de 1981, “Você se lembra de Dolly Bell?”, de Emir Kusturica, frequentemente recita o mantra como resultado de estudar hipnoterapia e autossugestão;
  • 1992: Na novela de Kerry Greenwood, Death at Victoria Dock, o detetive investigativo Phryne Fisher recita o mantra durante um caso particularmente difícil;
  • 1998: No filme de animação para crianças A Princesa Encantada III: O Mistério do Tesouro Encantado, um personagem usa o mantra enquanto treinava para uma competição;
  • 2012: Em Boardwalk Empire (Temporada 3, Episódio 1) o fugitivo Nelson Van Alden (interpretado por Michael Shannon), agora um vendedor, olha em um espelho e repete para si mesmo o mantra: “Todos os dias, em todos os sentidos, estou ficando melhor e melhor”.

Obras para download

É possível encontrar alguns de seus livros (em inglês) no Projeto Gutemberg.

O Clube Positivo disponibiliza um PDF gratuitamente, cujo título é “O domínio de si mesmo”. Para download direto, clique/toque aqui.

 

Fonte: Texto baseado na traição tradução da página Émile Coué na Wikipédia em francês, inglês e português.