16 janeiro 2015

Aniversário da Morte de Bramwell

Foto do Dr. John M. Bramwell

Nesta sexta-feira, dia 16 de Janeiro de 2015, completa-se 90 anos da morte do Dr. John Milne Bramwell, um médico cirurgião escocês muito importante na história do hipnotismo. Confira abaixo um pouco mais sobre o Dr. Bramwell.

 

Introdução

John Milne Bramwell nasceu em Perth, (Escócia) em 11 de maio de 1852.
Educado em Perth Grammar School e na Universidade de Edimburgo, ele se formou MBCM (Medicinae Baccalaureus, chirurgiae Magister) em 1873, assim como Charles Braid (1850-1897), o neto de James Braid.

 

Curiosidade

No ano em que se formou, foi indicado como médico cirurgião do Liverpool, Brazil, and River Plate Steam Ship Company, viajando para o Brasil três vezes.

Bramwell praticou o hipnotismo por 16 anos até que o seu interesse e habilidades em hipnotismo o levou para Londres em novembro de 1892, onde se tornou um especialista muito respeitado no hipnotismo médico (hipnoterapia).

 

Contato com o hipnotismo

Nas próprias palavras de Bramwell:

História da minha própria prática

“A minha introdução ao assunto foi indiretamente devida a James Esdaile. (…), depois de deixar a Índia viveu por algum tempo em minha cidade natal, Perth, e muitos de seus experimentos foram vistos e depois reproduzida por meu pai, o falecido Dr. JP Bramwell. Estas experiências, que, como um menino que eu testemunhei, me impressionaram profundamente; e reproduzido eu ansiosamente, devorado tais livros sobre o assunto que o meu pai possuía, nomeadamente: “Magnetismo Animal”, do Dr. De Gregory e uma tradução do trabalho de Reichenbach.

Quando um estudante em Edimburgo, a minha atenção foi novamente atraída para o hipnotismo através do Professor John Hughes Bennett. Um currículo de trabalho e as teorias de Braid formaram uma parte regular do seu curso de fisiologia, e com confiança, ele afirmou que “um dia hipnotismo iria revolucionar a teoria e prática da medicina”.

Logo após deixar a universidade fiquei muito ocupados em clínica geral, e o hipnotismo foi quase esquecido até que eu soube que tinha sido revivido nas enfermarias de Salpêtrière. Dos métodos e teorias em voga lá eu não sabia de nada, mas determinado, se oportunidade ocorresse, para ir à Paris para estudá-los. Antes dessa chance chegar, no entanto, um caso ocorreu em minha própria prática em que o tratamento hipnótico era aparentemente indicado. Embora eu disse ao meu paciente que eu sabia pouco sobre o assunto, não tive nenhuma dificuldade em hipnotizá-lo. Meu sucesso me incentivou a perseverar — de início cautelosamente entre amigos pessoais, e depois mais e mais ousadia entre meus pacientes em geral.

Em 28 de março de 1890, eu dei uma demonstração da anestesia hipnótica a um grande encontro de homens médicos em Leeds. Isto foi relatado no British Medical Journal e na Lancet, e, em consequência, inúmeros pacientes foram enviados para mim a partir de diferentes partes do país, de forma que decidi abandonar a prática geral, e para me dedicar ao trabalho hipnótico.”

 

Junto com outros membros da Sociedade de Pesquisas Psíquicas, como Henry Sidgwick (1838-1900), William James (1842-1910), Frederic Myers (1843-1901), Eleanor Sidgwick (1845-1936), Edmund Gurney (1847-1888) e Arthur Myers (1851-1894) — visitou tanto a Escola de la Salpêtrière, quanto a de Nancy em 1885 — Bramwell fez uma investigação científica aprofundada dos fenômenos hipnóticos e hipnotismo e, através de suas palestras, manifestações públicas, pesquisas e publicações fez muito para aumentar o conhecimento do potencial do hipnotismo, especialmente como uma forma eficaz de intervenção médica.

 

Promotor e defensor da herança de James Braid

Um médico especializado e talentoso, além de hipnoterapeuta em seu próprio direito, Bramwell fez um estudo profundo das obras de James Braid, o fundador do hipnotismo, e ajudou a revitalizar e manter o legado de Braid na Grã-Bretanha.

Bramwell estudou medicina na Universidade de Edimburgo, no mesmo grupo de estudantes do neto de Braid, Charles.
Consequentemente, devido a seus estudos, especialmente com Bennett, ele estava muito familiarizado com Braid e seu trabalho; e, mais significativamente, através de Charles Braid, ele teve acesso à publicações, registros, documentos, etc. de Braid que ainda estavam na posse da família Braid. Ele, talvez, “perdeu” apenas para Preyer em sua ampla familiaridade com Braid e suas obras.

Em 1896 Bramwell observou que, “(O nome de Braid) é familiar a todos os alunos do hipnotismo e raramente é mencionado por eles sem o devido crédito a ser dado para a parte importante que ele representou no resgate científico do hipnotismo da ignorância e da superstição”1.

 

Conclusão

Vale muito a pena conhecer os trabalhos e a extensa coleção de materiais e publicações do Dr. Bramwell, pois realizou um trabalho muito significante e importante à hipnose e à hipnoterapia numa época em que os profissionais da saúde desdenhavam um pouquinho mais do que hoje daqueles que se utilizavam desse método maravilhoso de/para auxiliar seus pacientes/clientes.

 

Fonte

O texto acima foi redigido a partir da traição tradução da página do Dr. Bramwell na Wikipédia (em inglês).

 


Notas

1 BRAMWELL, JM., “James Braid: His Work and Writings” (1896), p.129.