24 janeiro 2011

Hipnose, PNL e Exercícios Físicos

 

A atividade física é um aspecto muito importante da saúde geral. Os tempos mudaram nos últimos cem anos, fazendo com que as tarefas diárias se tornassem fáceis, exigindo pouco esforço físico. A pessoa média não tem mais que plantar a sua própria comida, lavar sua roupa à mão, ou construir sua própria casa. O transporte hoje em dia depende dos carros, em vez de bicicletas e andar a pé. A boa notícia é que a sociedade como um todo é mais eficiente e produtiva. A má notícia é que o corpo da maioria das pessoas não está em harmonia com a ingestão calórica. É importante para todas as pessoas incorporar os exercícios físicos em suas vidas. As pesquisas continuam a demonstrar os benefícios da atividade física. Foi demonstrado que as mudanças comportamentais e a hipnose ajudam as pessoas a aumentarem a sua motivação, de modo que os exercícios físicos podem se tornar uma parte de suas rotinas diárias.

Os exercícios físicos proporcionam muitos benefícios. Segundo a Clínica Mayo, a atividade física estimula certas substâncias químicas cerebrais que podem melhorar o humor geral. Incorporar exercícios físicos regulares pode até mesmo prevenir a depressão. Os exercícios físicos também podem evitar muitas das principais doenças crônicas, como a hipertensão, o colesterol alto, a osteoporose e a diabetes tipo II.

Atualmente, a maioria dos americanos está com excesso de peso. Os exercícios físicos podem ajudar as pessoas a perderem peso e atingir um nível mais saudável de capacidade física. A atividade física também promove melhores hábitos para dormir, podendo ajudar a adormecer mais rapidamente durante a noite e permitindo um sono mais repousante e profundo. Os exercícios, direta e indiretamente, proporcionam mais energia. Indiretamente, os exercícios podem ajudar as pessoas a eliminarem peso e a dormir mais, o que ajuda a aumentar a energia durante o dia.

A hipnose é uma ferramenta benéfica que pode ser usada para motivar a incorporação dos exercícios físicos na rotina diária de uma pessoa. Já foi demonstrado que a hipnose, juntamente com técnicas de Programação NeuroLinguística (PNL), melhoram o comportamento e a motivação em relação aos exercícios físicos. Um dos problemas mais comuns em relação aos exercícios físicos é encontrar a força de vontade e a motivação para torná-los uma parte obrigatória da vida cotidiana. A hipnose ajuda a combater a falta de motivação e a procrastinação em relação à atividade física (Densky, 2006).

Um estudo recente mostrou que as estratégias comportamentais funcionam melhor em relação a iniciar uma mudança no estilo de vida de uma pessoa. Estratégias comportamentais incluem a fixação de metas e o automonitoramento. Para incorporar a atividade física na vida de uma pessoa, as mudanças de comportamento requerem persistência e motivação. Foi demonstrado que as intervenções comportamentais aumentaram a atividade física dos participantes numa média de 48 minutos por semana. Isto é importante porque 48 minutos podem oferecer uma infinidade de benefícios à saúde. Muitas pessoas se sentem sobrepujadas em relação a iniciar um programa de exercícios, mas com mudanças comportamentais e incorporando a hipnose para aumentar a motivação, os exercícios tornam-se uma tarefa mais fácil (Medical News Today).

 

Fontes

 

Fonte: Natural Health News and Scientific Discoveries
Tradução: SBHH — Sociedade Brasileira de Hipnose e Hipniatria

 


Atualizado em 2016/01/15