13 janeiro 2011

Hipnose atinge partes do cérebro que os tomógrafos e as neurocirurgias não conseguem

IMAGEM: Várias engrenagens, de tamanhos diferentes, com reproduções em 3D de diferentes ângulos do cérebro humano
Google Imagens

 

Não mais um mero ato de um teatro de variedades, a hipnose está sendo usada em laboratórios para explicar o funcionamento mais profundo do cérebro.

 

Introdução

Sempre que A.R. vê um rosto, seus pensamentos são banhados em cores e cada identidade desencadeia a sua tonalidade própria e rica que brilha através dos olhos de sua mente. Esta experiência é um tipo de sinestesia, que, para cerca de uma em cada cem pessoas, automaticamente combina os sentidos. Algumas pessoas sentem o gosto de palavras, outras veem sons, mas A.R. experimenta cores com cada rosto que vê. Mas nesta ocasião, talvez pela primeira vez em sua vida, um rosto é apenas um rosto. Não há cores, ricos matizes, ou luzes internas.

Se a experiência é nova para A.R., é igualmente nova para a ciência, porque ninguém tinha suspeitado que a sinestesia pudesse ser revertida. Apesar da originalidade da descoberta, a técnica responsável pelo interruptor não é nem a estimulação cerebral de alta tecnologia, nem a mais moderna neurocirurgia, mas a antiga técnica da Hipnose.

 

Utilizando a hipnose

A reversão surpreendente da sinestesia de A.R. foi relatada em um estudo1 recente feito pelo psicólogo Devin Blair Terhune e seus colegas da Universidade de Lund, na Suécia. Os pesquisadores mostraram fotos de rostos com cores e matizes para A.R. e pediu-lhe para identificar o tom da cor na tela, enquanto a atividade elétrica de seu cérebro era medida com eletrodos no couro cabeludo.

Quando a cor do rosto na tela entrava em conflito com a cor que aparecia em sua mente, ela reagia lentamente, como se estivesse tentando ler semáforos com óculos coloridos. Enquanto isso, as medições elétricas mostravam seu cérebro se esforçando para resolver o conflito.

Mas após a reversão pela hipnose, ela passou sem problemas pelos nomes das cores, reagindo tão rapidamente como pessoas sem sinestesia, e não exibindo nenhum dos sinais neurológicos de tentar resolver tarefas mentais concorrentes. A hipnose não só alterou a sua experiência, mas modificou o funcionamento de vias específicas do cérebro de uma maneira que nós normalmente não podemos controlar somente com a vontade consciente.

Em um número crescente de laboratórios ao redor do mundo, a hipnose está sendo usada como uma ferramenta experimental para permitir que os investigadores temporariamente desfaçam nossas respostas psicológicas normalmente integradas para entender melhor a mente e o cérebro.

A sinestesia é uma associação psicológica automática que ocorre apenas em pouquíssimas pessoas, mas nós somos abençoados (e, de fato, amaldiçoados) com mentes que operam principalmente no piloto automático. Consideremos estas palavras, por exemplo. Enquanto você lê as palavras deste texto, você não está conscientemente identificando cada letra, conjugando-as em sua cabeça, e combinando o conjunto a uma memória do que significa, apenas parece acontecer automaticamente quando você vê cada uma.

 

O “Efeito Stroop”

Em uma analogia com a tarefa conflitante de cores de A.R., se eu pedir-lhe que nomeie a cor com a qual a palavra verde está destacada, eu espero que você diga vermelho. Acontece que você é ligeiramente mais lento em nomear a cor de realce quando esta se choca com a palavra (como em vermelho, verde e azul) do que quando as cores e as palavras são as mesmas (como em vermelho, verde e azul), porque não podemos decidir não ler as palavras quando as vemos — isso acontece automaticamente — e isso interfere com a tentativa de nomear a cor do realce.

 

Lista de nomes das cores, coloridos com sua própria cor
Diga em voz alta o nome de cada cor

 

Lista de nomes das cores, coloridos com cores diferentes das dos seus respectivos nomes
Diga em voz alta o nome de cada cor (novamente)

 

Esta interferência é conhecida como o Efeito Stroop e, juntamente com as respostas normais do cérebro que a acompanham, também foram revertidas com a hipnose “desligando” a leitura automática das palavras.

Se você não está familiarizado com a hipnose, eu suspeito que você possa imaginar cenas com um cavalheiro vitoriano balançando um relógio de bolso em um scanner cerebral, mas não há magia no procedimento — que apenas exige que alguém se concentre em sua voz. Mesmo a parte do relaxamento foi demonstrada como sendo opcional, depois que em um estudo inovador2 foi possível hipnotizar pessoas enquanto usavam bicicletas ergométricas.

Talvez a coisa mais importante à saber sobre a hipnose é que nem todo mundo é hipnotizável na mesma medida: inúmeras pesquisas têm demonstrado que cada um de nós difere em nossa suscetibilidade. A maioria das pessoas pode experimentar a sensação de seus braços estarem leves ou pesados através da sugestão de outra pessoa, um pouco menos pode sentir como se os movimentos estivessem sendo impedidos, e apenas uma minoria — cerca de 10% da população — experimenta mudanças no funcionamento da percepção, memória e pensamento.

Para aqueles que são “pouco hipnotizáveis”, a sensação de ser hipnotizado muitas vezes é como ouvir uma daquelas fitas um daqueles áudios de relaxamento um tanto quanto longos e chatos, mas para os altamente hipnotizáveis, conhecidos como “prodígios” na literatura científica, os efeitos são convincentes.

Não sabemos por que temos essa tendência, mas sabemos que é em parte genética3, que é influenciada4 por genes específicos5, e tem sido associada a diferenças na estrutura cerebral6.

Esta característica parece estar normalmente distribuída por toda a população e não foram encontrados métodos confiáveis para se alterar o quanto somos hipnotizáveis. Provavelmente, algumas pessoas possuem esta característica, enquanto outras não. Esta característica é geralmente descrita como “sugestionabilidade”, mas não tem nada a ver com ingenuidade ou a ser facilmente conduzido. Pessoas suscetíveis à hipnose não são ingênuas, crédulas ou têm confiança mais do que ninguém, mas elas têm a capacidade de permitir mudanças aparentemente involuntárias em suas mentes e seus corpos.

A frase chave aqui é que elas “têm a capacidade de (se) permitir”, porque a hipnose não pode ser usada para forçar alguém contra sua vontade. É um pouco como assistir um filme emocional. Se você quiser, você pode permanecer distante, ignorar o que está acontecendo, ou jogar Sudoku na sua cabeça, mas se você se envolve com a história, você não decide conscientemente se sentirá alegria ou tristeza à medida que a história avança, você simplesmente reage. A hipnose funciona de forma semelhante — algumas pessoas simplesmente parecem ter a capacidade de conseguir “se envolver mais na história”.

Quando uma sugestão é bem-sucedida, a experiência dela parecendo “acontecer por si só” é fundamental, e é exatamente com isso que os neurocientistas têm trabalhado — sugerindo mudanças temporárias para a mente que não seríamos necessariamente capazes de desencadear por conta própria. No caso dos dois experimentos7, 8 que conseguiram temporariamente “desligar” o efeito Stroop em pessoas altamente hipnotizáveis, a sugestão era que as palavras pareciam como “símbolos sem sentido”. Isso evitou um conflito entre a cor e a palavra, porque o texto repentinamente parecia ser algo sem sentido.

Estes estudos têm sido úteis, pois eles descobriram que o sistema de resolução de demandas conflitantes do cérebro, parte do nosso sistema de gestão da atenção, parecia ficar desligado. Os prodígios da hipnose aparentemente têm a capacidade de colocar este sistema em modo de espera quando necessário, algo que não está presente nos pouco hipnotizáveis. Os neurocientistas Amir Raz e Jason Buhle sugerem9 que a hipnose acontece realmente quando nós permitimos que as sugestões assumam nosso controle da atenção normalmente autodirigido que lida com a autogestão mental, permitindo que a ciência tenha uma ferramenta interessante para “penetrar por baixo da capa” da mente consciente.

Além de nos permitir explorar melhor os detalhes básicos da mente e do cérebro, a hipnose está sendo usada também para simular experiências que normalmente causam problemas às pessoas, tais como alucinações ou perda de controle sobre o corpo. Como os efeitos das sugestões são apenas temporários, a hipnose pode ser usada para disparar essas experiências sem problemas e por apenas alguns minutos de cada vez. Os “prodígios” são muito procurados para experimentos que envolvem o escaneamento do cérebro, onde os pesquisadores analisam os padrões de atividade cerebral quando, por exemplo, eles são convidados a ouvir uma música ilusória ou sentir como se não pudessem mover a mão.

Vários grupos de pesquisa têm mostrado10 que a hipnose parece emular essas experiências acuradamente e que os efeitos sobre o cérebro são diferentes daqueles quando os participantes são convidados a falsificar ou imaginar a mesma coisa — ambas as comparações são importantes porque não podemos distinguir apenas a partir do que alguém diz que está realmente experimentando os efeitos (como podem atestar os pais de crianças tímidas em relação à escola que apresentam dores de estômago misteriosamente cronometradas).

Nosso próprio grupo de pesquisas está usando a hipnose para simular mudanças no controle do corpo11, em parte para examinar se processos cerebrais semelhantes estão envolvidos tanto na hipnose quanto em uma doença chamada transtorno de conversão — onde o que parecem ser sintomas neurológicos aparece, como paralisia ou cegueira, apesar de não haver danos no sistema nervoso, que poderiam explicá-los.

Até onde sabemos, parece haver semelhança entre a doença e os efeitos da hipnose, onde os sistemas de atenção do lobo frontal parecem fazer com que outras áreas do cérebro fiquem desligadas. O que não temos certeza, é porque isso é apenas temporário na hipnose, mas a longo prazo no transtorno de conversão.

Mas talvez ainda o mais misterioso seja o porquê de termos a capacidade de sermos hipnotizados. Como uma espécie, cerca de 10% da população pode ter sua realidade alterada profundamente, pela simples sintonia a sugestões feitas por outra pessoa — algo que é profundamente estranho quando se pensa a respeito.

A hipnotizabilidade dos “prodígios” nunca foi ligada com segurança a quaisquer problemas ou dificuldades, e tem sido sugerido que, ao contrário, ela na realidade reflete um controle mais eficiente dos sistemas de atenção do cérebro. Pode ser um efeito colateral de outros benefícios, mas nós ainda não temos boas teorias.

 

Por Vaughan Bell, do blog de neurociência Mind Hacks.

 

Fonte: www.guardian.co.uk
Tradução: SBHH - Sociedade Brasileira de Hipnose e Hipniatria
Originalmente publicado no site da extinta SBHH - Sociedade Brasileira de Hipnose e Hipniatria.

• • •

Se você tiver alguma sugestão, deixe-me saber. Utilize o campo de comentários logo abaixo! ;)

 

Notas

1 Terhune, D. B., Cardeña, E. & Lindgren, M., Disruption of synaesthesia by posthypnotic suggestion: An ERP study. Neuropsychologia, September 2010, Volume 48, Issue 11, pp. 3360–3364. [Página visitada em 25 de Janeiro de 2016]

2 Banyai, Eva I. & Hilgard, Ernest R., A comparison of active-alert hypnotic induction with traditional relaxation induction. Journal of Abnormal Psychology, April 1976, Volume 85(2), pp. 218-224. [Página visitada em 25 de Janeiro de 2016]

3 Davert, Edna C., Hilgard, Ernest R. & Morgan, Arlene H., The heritability of hypnotic susceptibility of twins: A preliminary report. Behavior Genetics, August 1970, Volume 1, Issue 3, pp. 213-224. [Página visitada em 25 de Janeiro de 2016]

4 Lichtenberg, P., Bachner-Melman, R., Gritsenko, I. & Ebstein, R. P., Exploratory association study between catechol-O-methyltransferase (COMT) high/low enzyme activity polymorphism and hypnotizability. American Journal of Medical Genetics, December 2000, Volume 96: pp. 771–774. [Página visitada em 25 de Janeiro de 2016]

5 Bachner-Melman, R., Crawford, Helen J., Ebstein, Richard P., & Lichtenberg, P., Hypnotic Susceptibility: Multidimensional Relationships With Cloninger’s Tridimensional Personality Questionnaire, COMT Polymorphisms, Absorption, and Attentional Characteristics. International Journal of Clinical and Experimental Hypnosis, 2004, Volume 52, Issue 1, pp. 47-72. [Página visitada em 25 de Janeiro de 2016]

6 Horton, James E., Crawford, Helen J., Harrington, G. & Brain, J. H. D., Increased anterior corpus callosum size associated positively with hypnotizability and the ability to control pain. August 2004, 127 (8). [Página visitada em 25 de Janeiro de 2016]

7 Fan, Jin, Posner, Michael I., Raz, Amir, Hypnotic suggestion reduces conflict in the human brain., Sackler Institute for Developmental Psychobiology, Weill Medical College of Cornell University, New York, NY, Current Issue, April 2005, Volume 102 Nº. 28. [Página visitada em 25 de Janeiro de 2016]

8 Egner, T., Jamieson, G., Gruzelier, J., Hypnosis decouples cognitive control from conflict monitoring processes of the frontal lobe. NeuroImage, Volume 27, Issue 4, October 2005, pp. 969–978. [Página visitada em 25 de Janeiro de 2016]

9 Buhle, J. & Raz, A., Typologies of attentional networks. Nature Reviews Neuroscience 7, May 2006, pp. 367-379. [Página visitada em 25 de Janeiro de 2016]

10 Oakley, D. A. & Halligan, P. W., Hypnotic suggestion and cognitive neuroscience. Trends in Cognitive Sciences, June 2009, Volume 13, Issue 6, pp. 264-270. [Página visitada em 25 de Janeiro de 2016]

11 Bell, V., Deeley, Q., Halligan, P. W. & Oakley, D. A., Dissociation in hysteria and hypnosis: evidence from cognitive neuroscience. Journal of Neurology, Neurosurgery & Psychiatry, 2010. [Página visitada em 25 de Janeiro de 2016]

 


Atualizado em 2016/01/26