18 janeiro 2011

Hipnose no Controle da Dor em Pacientes com Câncer de Mama

FOTO: Mulher segurando fita que simboliza a luta contra o câncer de mama
Foto: Odontoquality ® | Clínicas Odontológicas

 

Introdução

A hipnose pode ser um meio eficaz de tratar a dor em mulheres com câncer de mama, de acordo com uma pesquisa.

De acordo com a Dra. Lisa D. Butler, autora principal do estudo, professora adjunta da Faculdade de Trabalho Social, membro do corpo docente do Centro de Pesquisa Social da Universidade de Buffalo, o estudo randomizado avaliou a dor e o sofrimento, a frequência da dor e o grau de dor constante em 124 mulheres com câncer de mama metastático.

Para chegar à conclusão, os pesquisadores registraram os níveis de dor em intervalos de quatro meses durante um ano. As mulheres que foram atribuídas ao grupo de tratamento receberam psicoterapia de grupo, bem como instrução e prática da hipnose para moderar seus sintomas de dor.

 

Relatos

Elas relataram “aumento significativamente menor na intensidade da dor e sofrimento ao longo do tempo”, em comparação com um grupo controle, onde as mulheres não receberam a psicoterapia de grupo.

No entanto, aquelas que receberam hipnose não relataram redução significativa na frequência ou na constância dos episódios de dor.

“Os resultados deste estudo sugerem que a experiência de dor e sofrimento para as pacientes com câncer de mama metastático pode ser reduzida com sucesso com uma intervenção que inclui hipnose num ambiente de terapia de grupo”, afirma Butler. “Esses resultados ampliam a crescente literatura apoiando o uso da hipnose como tratamento complementar para pacientes com experiência de dor”.

O estudo foi publicado no ano passado, (2009), em uma edição do periódico Health Psychology, da American Psychological Association.

 

Fontes: Effects of Supportive-Expressive Group Therapy on Pain in Women With Metastatic Breast Cancer, Lisa Butler.
Tradução: SBHH - Sociedade Brasileira de Hipnose e Hipniatria

 


Atualizado em 2016/01/23